6- ESTUDO ORANDO POR UM MISSIONARIO

 

ORANDO POR UM MISSIONÁRIO

 

Queridos intercessores da família de oração...tantas pessoas pensam erroneamente que os missionários são super-heróis. Não somos. É por isso que precisamos tanto de oração. Estou enviando para vocês que são meus intercessores, esse artigo feito por um missionário americano aposentado que serviu a Deus durante muitos anos no campo. Pediram a ele para que elaborasse alguns motivos de oração que ele achava necessário para dar cobertura espiritual a um missionário. Ele escreveu o que vocês vão ler abaixo. Ele foi sincero e acertou em cheio sobre as nossas maiores necessidades no campo. Que o Espírito de Deus venha inspirar vocês a orar não somente por mim, mas a se tornarem verdadeiros guerreiros de oração, intercedendo por outros povos também. ( Missionária Maria Betania da Silva  - 7 de abril 2000)

 

1. Por sua saúde.   Salmo 103.3; 67,2; 107.20; Deut 7.15; Is 53.5

Uma das maneiras mais efetivas que satanás tem para impedir a obra missionária é atacar o corpo do missionário e enviá-lo de volta para casa. Reconheça que não é da vontade de Deus que Satanás arrebate os campos missionários dos obreiros através da doença. Resista-o, Sl 97.10. Reconheça que a vontade de Deus para seus filhos é desfrutarem boa saúde e força para desempenhar sua missão, Sl 42.11; Jo 10.10; Rm 8.11.

Exercite a sua autoridade dada por Deus para amarrar Satanás e soltar o filho de Deus de seu poder. Mt 18.18.

Lc 9.1; 10.19; Mc 16.17,18. Ore para que Deus vivifique todas essas promessas para o missionário.

 

2. Pela proteção de sua mente.

O clima de tensão, a opressão do inimigo, a diferença de cultura e a solidão, tudo isso funciona para um esgotamento nervoso para o missionário. Ore para que o missionário possa entrar na provisão para ele em Apoc. 9.11. Ore para que o missionário possa entrar no seu descanso e paz, Jo 14.27; Hb 4.9. Ore para que o missionário possa recusar ouvir qualquer acusação de Satanás contra seus cooperadores e crentes, Zc 7.10. Satanás pode derrotar um missionário por meio de injetar suspeitas sobre seus companheiros de trabalho ou cristãos nacionais. Isto o separa de seus irmãos mas também de Deus, e isso é desastroso.

 

3. Por proteção contra os ataques de Satanás no espirito do missionário.

As vezes o missionário pode ser sentir muito desencorajado. Poderes intensos das trevas tornaram as vezes o trabalho difícil e lento. Ore por seu encorajamento e força, para que possam quebrar os poderes das trevas. Sl 147.3; Dt 31.6 .

Ore para que o missionário aprenda a resistir Satanás no Nome de Jesus, I Pe 5.8,9; Tg 4.7. O acusador dos irmãos está sempre por perto para acusá-los de serem um fracasso, ou estarem fora da vontade do Senhor, etc.

 

4. Por um coração cheio do amor de Deus.

Os missionários vivem em situações difíceis e anormais, e o amor natural no coração humano não suportará a provação. Sem o amor de Cristo enchendo o coração, as dificuldades trarão impaciência, irritação no falar, raiva e até mesmo amargura. Orem pelo amor dos amigos do missionário que estão ao redor dele ou na mesma equipe de trabalho. É imperativo que haja amor entre os missionários, pois só então é que Deus pode abençoar o trabalho. Sl 133. Orem pelo seu amor aos nativos. O amor natural quebra e falha em resistir a provação, pois o missionário não é apreciado pelos nativos não convertidos. Muitas vezes nem ele e nem a mensagem que ele traz são desejáveis entre o povo. Ele é um estrangeiro e um intruso. Mas através do seu amor e compaixão o missionário é capaz de perder a timidez e retornar, quantas vezes for preciso, até que o seu amor tenha penetrado, quebrado a barreira da indiferença, então, ele e sua mensagem serão aceitos.

 

5.Que o missionário possa viver em quebrantamento.

 Em suas lidas com cristãos nacionais é sempre necessário fazer repreensões contra o pecado, mas se isso for feito em dureza de espírito, isso tende a endurecer o transgressor e deixá-lo distante do senhor. O quebrantamento no missionário produz o mesmo no crente nacional, Ef 4.15,16. Em testemunhar aos nativos, pregando o evangelho com dureza, somente endurecerá o coração do pecador. Todavia o quebrantamento e o choro quebrará os corações de pedra. Sl 126.5,6.

 

6. Para que a unção de Deus esteja sobre o missionário. At 1.8

Quão fácil é alguém trabalhar dependendo de seu próprio poder, dependendo de sua força, sabedoria e habilidade, mas quão fútil isso é também. Satanás dá gargalhadas, pois ele não reconhece nenhum outro poder a não ser o poder de Deus. Somente o cristão cheio do Espírito será efetivo em libertar os cativos de Satanás. Ore, ore e continue a orar para que o missionário possa ser continuamente cheio do Espírito. At 31.33.

 

7. Para que o missionário possa saber como exercitar autoridade sobre Satanás. Lc 1.19; Mt 18.18; Mc 16.17,118.

Satanás foi completamente derrotado no Calvário. Deus colocou o reforço da derrota de Satanás na palma das mãos dos seus servos e Ele tem dado a autoridade. Satanás, portanto não reconhecerá a sua derrota até que seja forçado pelos servos de Deus, a fazer isso.

 

8. Por Reavivamento.

Muito mais é realizado em poucas semanas através do avivamento do que é realizado em anos de trabalhos ordinários. Deus tem prometido derramar do seu Espírito nesses últimos dias sobre toda a carne, isto quer dizer, todo canto; então ore pelo cumprimento dessa promessa. Joel 2.28,29.

 

9. Pelo estabelecimento de um trabalho nacional.

Nesses dias perigosos o missionário pode ser expulso a qualquer hora do campo onde está trabalhando, mas se um trabalho for estabelecido a obra continuará. Também o nacional, preparado pelo Espírito é mais efetivo em seu testemunho do que o missionário pode sempre ser. Ore pela benção e pela unção de Deus no treinamento dos nacionais.

 

10. Por mais obreiros. Mt 9.37

Muitos campos continuam brancos para a ceifa, As vezes o missionário está lutando e trabalhando sozinho. É necessário que mais valentes sejam comissionados para a peleja. Devemos orar e clamar como Joel 3 o fez . “O senhor, faz descer os teus valentes”.

 

Como orar:

1.Ore com fé.  Jo 11.40; Mc9.23

Antes de ir à oração, leia alguns artigos cristãos desafiadores, ajudadores e que edificam a fé. Medite nas escrituras acima mencionadas. Descobrindo nelas que a vontade de Deus para pedirmos estas pelo seu missionário, você pode descansar sob suas promessas e saber que Deus fará o que você lhe pede que faça.

 

2.Mantenha-se informado.

 Escreva para um missionário a fim de receber “combustível” fresco para suas orações. Sua carta vai ser também um encorajamento real para o missionário. Faça um compromisso de manter contato com pelo menos um missionário. Será uma benção tremenda na sua própria vida.

 

3. Ore constantemente.  Lc 18.1; I Ts 5.17

Uma vez que você tiver um alvo de oração, continue direcionando sua oração a esse alvo, até que isso tenha sido levado inteiramente para Deus. A derrota do inimigo pode lhe custar muitas horas de perseverança em oração. Deus está levantando você, seu servo, para apoiar o missionário em oração consistente e perseverante.

 

4.Ore no Espírito. Rm 8.26,27

A oração efetiva deve estar no espírito. Deus tem prometido nos ajudar a orar pelo seu Espírito. Para se tornar um guerreiro de oração você deve se entregar à oração como os cristãos primitivos faziam. At 4.6 . A oração não é algo que Deus descarrega sobre você, mas algo que você deve oferecer a Ele espontânea e voluntariamente como um incenso de cheiro suave. Não é o cumprimento de uma  obrigação cristã mas é uma resposta ao apelo e direção que o Espírito Santo faz a nós.

 

5.Exercite sua autoridade sobre Satanás.

Mt 18.18 e outros versículos já citados anteriormente. É na oração que o ministério de amarrar Satanás e soltar os que estão presos por ele pode ser realizado. Peça a Deus para te ajudar a entrar neste ministério importante.

 

6.Ore com jejum.  At 13.2 Mc 9.29

Nós descobrimos que isso funciona. O jejum adicionado á oração quebrará qualquer fortaleza de Satanás. Se você está envolvido num grupo de oração, não gaste o seu tempo na reunião jogando conversa fora ( Pv 10.19) e se abstenha de qualquer coisa que Deus lhe orientar para se abster. Mas sempre o faça com uma direção de Deus.

 

7.Louve-o  pelas respostas.

Alguém tem comparado a oração e o louvor às duas asas de um pássaro. Louvar é necessário se nós devemos voar acima de nossas circunstâncias, portanto, quando o louvor freqüente está faltando, a nossa vida de oração  ou aquela reunião de oração, está impedida por causa dele. Não esqueça de louvar a Deus pelas respostas que Ele já tem dado às orações que você tem feito e louve-o também pelas respostas que ele dá às orações que você ainda está fazendo. Mc 11.25 .A oração é poderosa, mas a oração com louvor é mais poderosa. II Cr 20.20-22.

Voltar