3- ESTUDO – PORQUE O CARÁTER É IMPORTANTE?

Sem Ele, Você Nunca Vencerá de Fato

O Que Realmente Importa

   

Hoje está fora de moda falar em termos de caráter. Mas não há aspecto mais essencial em qualquer pessoa.

   

O caráter é formado pelos princípios e valores que dão direção, significado e profundidade à vida de uma pessoa. Constitui seu conceito íntimo do certo e do errado, com base não em leis ou regras de conduta, em quem você é. Inclui traços como integridade, honestidade, coragem, justiça e generosidade – que surgem das difíceis opções da vida

   

No entanto há pessoas que se perguntam se nossos valores íntimos ainda são válidos. Muitos passaram a acreditar que, para alcançar sucesso, só precisamos de talento, energia e personalidade. Mas a história nos tem demonstrado que, no final das contas, quem somos é mais importante do que quem aparentamos ser.

   

Embora a habilidade certamente seja necessária ao êxito, nunca poderá garantir felicidade e satisfação. Isso vem quando se desenvolve o caráter.

   

O primeiro passo para formar o caráter é enfrentar uma escolha difícil, comprometer-se a mudar e manter-se firme.

   

Dia a dia, à medida que você faz e cumpre promessas cada vez mais desafiadoras, estará fazendo depósitos na “conta de caráter”

   

Portanto, as vitórias particulares levam a vitórias públicas de maior vulto. Por exemplo, para criar um casamento feliz, primeiro seja o tipo de pessoa que gera amor, generosidade, segurança e confiança.

   

Não há ingrediente mais essencial para o desenvolvimento do caráter do que a confiança. Seja a confiança que conquistamos dos colegas, seja a do cônjuge, ela é formada lentamente com o tempo, numa variedade infinita de circunstâncias.

   

Outro meio de formar o caráter é reconhecer seus erros. O caráter se revela no modo como lidamos com aquilo que sai errado.

   

As melhores oportunidades para formar o caráter, porém, surgem dentro de nossa família, onde somos constantemente postos à prova – e estamos mais vulneráveis aos lapsos. O verdadeiro caráter começa em casa.

   

Muitas vezes pensamos que podemos ficar impunes diante das pessoas que melhor nos conhecem, que nos amarão independentemente de nossa conduta. Isso pode acabar subvertendo o nosso caráter e nossos relacionamentos.

 

A Concepção Dinâmica do Caráter

 

    Os traços de caráter foram e são considerados, pelos psicólogos de orientação behavorista, como sinônimos de traços de comportamento. Sob este ponto de vista, o caráter é definido como "o padrão de comportamento característico de um dado indivíduo".

    Disse Balzac, que o estudo do caráter lida com "as forças que acionam o homem"; que o modo por que uma pessoa age, sente, e pensa é determinado, em grande parte, pela especificidade de seu caráter e não apenas resulta de reações racionais e  situações reais; que "o destino do homem é o seu caráter".

 

    Existe uma lei espiritual : estamos sempre conformando a nossa visão de Deus ( 1 Jo 3.1-2). Quanto mais conhecemos a Deus, mais nos tornamos como Ele. Ao mesmo tempo, o conhecimento intelectual não transforma. Este breve estudo pretende ajudar a renovar no servo de Deus "o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (ou prática)"  (Tt 1.1) . Sem mudança na prática ficamos só com emoção, não transformação.

 

 

 

O Que É Caráter Cristão ?

 

    O Aurélio (dicionário) nos dá treze definições de caráter, das quais a que mais se aplica a nós é : " O conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral ( por exemplo, um homem de caráter nobre)".

    Com base nisto, podemos afirmar que caráter cristão é : " O conjunto das qualidades de Cristo que determinam a nossa conduta e atitudes".

    Na realidade, muitas coisas determinam nossa conduta e atitudes. Isto pode nos levar a uma pergunta: o que determina minha conduta e minhas atitudes ?

    Se nossa conduta e atitudes são determinadas pelas circunstâncias ou pelo modo como outras pessoas nos tratam, somos pessoas de pouco caráter. Ao mesmo tempo, devemos ser realistas e entender que nosso caráter é muito influenciado pelas pessoas com as quais convivemos ( Pv 13.20). Por isso é importante passar bastante tempo com o Senhor Jesus e com outras pessoas que fazem o mesmo.

 

O Caráter de Cristo

 

    É importante que estudemos Seu caráter, a fim de conhecermos o padrão, o ideal, da jornada

do cristão ( Is 6.5; Jo 12.41; Lc 5.8).

1. Ele foi Absolutamente Santo . Ele foi aquele “ ente santo que há de nascer” ( Lc 1.35), o “Santo e o Justo” ( At 3.14), “ o santo Servo Jesus” de Deus ( At 4.27), etc. Ele santo por natureza; pois o príncipe deste mundo nada tinha nele ( Jo 14.30), e Ele era “sem pecado” ( Hb 4.15). Era santo em Sua conduta ( Hb 7.26). Sempre fazia o que agradava Seu Pai ( Jo 8.29; 1 Pe 2.22-23; Jo 8.46; Hb 4.15) .

2. Ele tinha amor Genuíno . Paulo diz ( Ef 3.19) . Salmond diz “ o amor de Cristo por nós se torna claro por ser descrito como aquele que excede o entendimento, o que não pode ser dito a respeito do nosso amor por Ele.

3. Ele foi Verdadeiramente Humilde. Isto se vê principalmente em Sua humilhação ( Fp 2.5-8). Vê-se também em Sua conduta enquanto esteve aqui na terra . Ele que era rico se fez pobre por amor de nós ( 2 Co 8.9).

4. Ele foi absolutamente Manso. Ele mesmo diz (Mt 11.29), e Paulo exorta os Coríntios  ( 2 Co 10.1). Torrey define mansidão como “ aquela atitude mental que se opõe à severidade e combatividade, e que aparece como meiguice e ternura no trato com outrem ( 2 Tm 2.24-25).

5. Ele foi Perfeitamente Equilbrado. Era grave sem ser melancólico; alegre sem ser frívolo ( Is 53.3-4; Rm 15.3; Hb 2.10; Jo 15.11; 17.13).

6. Ele Viveu Uma Vida de Oração. Hb 5.7. Jesus orava frequentemente . Lucas menciona onze ocasiões em que Ele orou. Passava longas oras em oração. Às vezes, passava a noite toda em oração ( Lc 6.12; Mt 14.23). Em outras ocasiões, levantava-Se bem cedo e buscava a solidão para orar ( Mc 1.35). Se o filho de Deus precisava orar, quanto mais nós precisamos esperar em Deus.

7. Ele Foi Um Trabalhador Incessante. Jo 5.17; 9.4 . Começando de manhãzinha ( Jo 8.2; Mc 1.35), Ele continuava até tarde da noite ( Mt 8.16; Jo 3.2; Lc 6.12). É interessante segui-Lo através de um típico “dia cheio” (Mt 12.22-13-53; Mc 3.20-4.41).

 

Porque Crescer No Caráter Cristão é Tão Importante ?

 

    Existem pelo menos três grandes razões :

 

1. Somente assim entraremos no propósito eterno de Deus : ser como Ele e ser unido com Ele.

2. Somente assim amadurecemos. Sem tal crescimento o melhor que poderá acontecer é

    permanecermos crianças espirituais e o pior é ficarmos sem segurança da nossa salvação (Mt

    7.16-23).

3. Somente assim ganharemos o mundo para Cristo, demonstrando o amor e a formosura dele.

 

 

 

Como Posso Crescer No Caráter Cristão ?

 

    Existem muitos modos, mas vamos resumi-los em três :

 

1. Informalmente, andar com Deus e estar na presença dEle ;

2. Semiformalmente, receber o treinamento dEle, percebendo Seus propósitos nas provas que

    enfrentamos ; e ,

3. O modo formal, intencionalmente entregamos a um processo de crescimento numa área

    específica que Deus nos tem chamado para mudar.

   O nosso estudo será baseado no segundo modo, semiformal ( Hb 12.6,10b,11; Tg 1.2-4).

 

O Propósito  De Deus No Tratamento

Jo 15

 

Deus Quer Produzir Frutos Em Nossas Vidas

 

    Em Jo 15, temos a parábola da vinha e dos ramos. O agricultor que poda a vinha deverá, às vezes, usar a tesoura de podar. Os galhos que não dão frutos são cortados. Mas as varas que dão frutos são podadas para dar mais frutos. Deus irá podar, purgar, refinar e cortar as varas que dão frutos para produzirem mais frutos sadios. Aqueles que desejarem ter mais frutos serão os mais podados.

 

Transformar o Crente à Imagem de Jesus Cristo

 

    Este processo é relatado em 2 Co 3.18.

    A palavra transformar, metamorphos, significa: mudança completa de um formato em outro. Este processo leva tempo e gasta energia. A largata muda de um formato para um outro completamente diferente. O cristão precisa passar por uma metamorfose.

 

Limpar Toda Sujeira

 

    Deus quer nos tornar puros. Ele está constantemente levando seu povo ao fogo através de seus tratamentos ( 1 Pe 1.6-7; Tg 1.12).

    O povo de Deus, como metal, é separado para uso. Toda a sujeira e sobras extras são trazidas à superfície para serem lançadas fora. Escória é aquilo que é lançado fora, matéria que sobra, a parte não aproveitável. Deus está nestes dias removendo todo o excesso e escória dos seus líderes. Ele quer o desenvolvimento do caráter em todos os seus líderes ( Is 1.22-25; Ez 22.18-19; Mt 3.12; 2 Tm 2.21). O metal não purificado pouco valor tem; o caráter humano, não liberto dos vícios, não supera o caráter do irracional.

 

Deus Quer Limpar as Nossas Vestes

 

    O pisoeiro era um artesão que limpava todas as fibras de um pano, para que o material pudesse se tornar um lindo traje. Freqüentemente, ele estabelecia seu negócio perto de riachos, e, depois de lavá-los várias vezes, estendia sobre pedras achatadas. Depois ele batia os panos crus com um bastão de pisoeiro. Este bastão era enorme e tinha dentes de ferro que servia para extrair sujeira dos panos. Conforme ele batia nos panos crus, todos os fragmentos e sujeira subiam a superfície e a água os varria. Por este processo, o material era limpo. Após a limpeza, o material estava pronto para o artífice transformá-lo num magnífico traje.

Em Ml 3.2 diz que o Senhor é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. Ele sabe como nos bater, sem machucar. Deus tem um bastão que usa para extrair toda a sujeira da vida dos cristãos. Deus não usa seu bastão simplesmente para ostentar o poder, mas usa-o para limpar as vestes dos seus filhos.

 

O Propósito do Tratamento de Deus é Preparar os Vasos para Servi-lo

 

    A partir do momento em que o vaso é formado do barro até o momento em que é retirado do forno, ele é submetido a um processo definido de formação. A aplicação das mãos do oleiro sobre o vaso às  vezes é dura e firme. A roda do oleiro, o forno, tanto quanto as mãos do oleiro são todas partes vitais na preparação do vaso. O propósito de Deus nessa situação é ter o vaso para sua honra  ( 2 Tm 2.19-20; Jr 18.1-10).

 

Deus Quer Trazer Crescimento às Nossas Vidas

 

    Em Is 54.2, o profeta proclama: " amplia o lugar de tua tenda". Em 2 Sm 22.37 declara que o Senhor pode alargar os passos dos líderes. Em Is 60.5 diz que o coração da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu "depósito espiritual" também aumente. O propósito do tratamento de Deus é nos alargar de muitas maneiras. Deus deseja expandir o nosso ministério nos fazendo dar diversos frutos em sua obra.

    Vejamos algumas áreas em nossa vida que podemos dizer que Deus quer alargar:

* Nossa Visão - 1 Cr 4.10         * Nossos Passos -  2 Sm  22.37

* Nossos Corações - Is 60.5           * Nossas Fronteiras - Êx 34.24

* Nossa Força - 1 Sm 2.1          * Nossa Habitação - Ez 41.7 e

* Nosso Ministério 2 Co 6.11 e 13 .

 

Deus quer, Através do Tratamento, nos Levar a uma Busca Intensa

 

    O Senhor trará as pressões e o calor sobre os líderes em períodos específicos, para motivá-los a buscá-Lo. Todos estes tratamentos são para motivar o homem a se voltar para Deus como sua única força. Um líder deve aprender a buscar a Deus em tempos difícieis, para que aprenda a ajudar outros a fazer o mesmo ( Hb 2.18, 11.34).

 

Deus quer mais do Seu Espírito em Nossas Vidas

 

    As Escrituras retratam o vinho como indicativo do Espírito de regozijo ( Mt 9.17; At 2.13-16; Ef 5.18). O tempo da colheita era um tempo de alegria para todo o povo. Após o longo período de espera, era finalmente hora da colheita. Neste tempo, toda a família se envolvia na sega. Levavam as uvas para grandes tonéis de pedras, onde pisadores aguardavam descalços as uvas a serem esmagadas. Os pisadores então iniciavam o processo de andar por cima das uvas maduras, apertando-as para a extração do suco. Enquanto o pisador fazia isto, ele se segurava na viga de madeira que estava ligada ao mastro no centro do tonel. Se ele pisasse forte demais, ele esmagaria a semente junto com a uva. Se isto acontecesse o vinho se tornaria amargo , prestando somente para dar aos animais.

    A aplicação é maravilhosa. Deus é o pisador das uvas que somos nós. Ele deseja que o vinho do Seu Espírito flua das nossas vidas e ministério. Ele nos aperta. Este é um processo duro, doloroso, mas Deus nunca esmagará nossos espíritos para não nos tornar amargos. Deus não deseja líderes amargos. Ele quer que o vinho novo e fresco do Seu Espírito flua através de nossas vidas. 

Através dos Tratamentos Deus quer nos dar Nova Visão

     Em 2 Co 4.16-18, Paulo enfoca esta realidade. Todas as pressões, as aflições e as provas que vêm sobre nós agora são para operar algo eterno. Precisamos encarar o futuro, pensando no fruto eterno que será em nós, e, através de nós, na vida dos outros. Dons são dados, mas o caráter é desenvolvido.

 

Voltar