11 – ESTUDO “A VERDADEIRA IDENTIDADE DO DISCIPULADOR”

 

 

INTRODUÇÃO: É indispensável a reflexão sobre como, de um modo prático, deve-se seguir os passos de Jesus, sobre qual é a postura que é preciso assumir a fim de se poder pisar nas pegadas do nosso Senhor.

 

“ Há três coisas que me maravilham: e a quarta não a conheço: O caminho da águia no céu, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma virgem “

 

Salomão, nesta passagem, fala de quatro características do caminhar que são maravilhosas.

Obviamente o texto é alegórico e traz figuras que representam um caminhar Maravilhoso.para aplicá-lo ao DISCIPULADOR e extrair dele as lições necessárias para o andar com Cristo .

Em primeiro lugar se faz necessário saber qual é o CAMINHO MARAVILHOSO a se percorrer, para depois analisar as suas características.

Jesus afirmou a Tomé:Eu sou o Caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não for por Mim.(Jo.14:5-6) .

Ele também é chamado de Maravilhoso(Is.9:6) , o que demonstra o que Jesus é o único Caminho Maravilhoso.

Não há outro caminho e, portanto, não há como ser um DISCIPULADOR DE JESUS, se não trilharmos por ele, se não formos peregrinos do Maravilhoso. Por essa razão o primeiro cognome que a Igreja recebeu foi o de Povo do Caminho(At.9:2;19:9,23;22:4;24:14,22)

 

 

“ o voo da aguia”

 

A águia é uma ave que consegue alcançar altitudes elevadas em seu vôo e, ao mesmo tempo, manter uma visão perfeita do que fica em baixo, sendo capaz de localizar uma presa a grande distância. O vôo da águia tipifica a necessidade que o cristão tem de possuir a mente de Cristo (1 Cor.2:16), de elevar-se acima da mediocridade terrena e de compartilhar dos pensamentos de Deus.

Ler Is.55:6-13: Esta passagem bíblica é riquíssima e revela com profundidade o aspecto elevado do caminho que deve ser seguido pelo povo de Deus.A revelação deste texto revela que o homem necessita desligar-se do nível vulgar dos baixos valores terrenos e converter-se ao Senhor.Automaticamente , o ser humano que experimenta uma conversão genuína passa a trilhar o caminho elevado dos pensamentos divinos, adquirindo a mente de Cristo.

O texto de Isaías revela também que, paradoxalmente, os altos pensamentos de Deus estão voltados para baixo. O Deus Altíssimo não ignora a desertificação causada no coração do homem pelo pecado. A mente divina está preocupada em derramar, através de sua Palavra, chuvas de água viva sobre o deserto humano, a fim de fertiliza-lo e dar-lhe vida em abun-dância .

Os pensamentos do Senhor estão ocupados com o projeto de implantação do seu reino no coração do homem que, por conseguinte, traz a manifestação da justiça deste reino na terra.Sendo assim, não é possível que um indivíduo seja realmente convertido se não possui uma paixão ardente pelo reino de Deus, se o Espírito Santo não se manifesta em serviço celestial por seu intermédio.Não é possível que uma comunidade seja verdadeira igreja de Cristo se não está comprometida com os interesses do Rei, a ponto de ser uma sucursal da agência do reino dos céus.

É enganoso o conceito de que possuir a mente de Cristo signifique alienação do mundo. A águia voa alto para enxergar melhor o que está em baixo, e isso prefigura muito bem o que é ter a cabeça nos céus sem tirar os pés da terra; o que é estar no mundo sem ser do mundo.

Quando uma pessoa compartilha dos pensamentos de Deus ela possui uma visão aguçada  das carências da humanidade, possui verdadeiros olhos de águia que percebem sensivelmente a dor e a miséria em todos os seus níveis e onde quer que estejam manifestas.   

 

“ A PASSAGEM DA COBRA PELA PENHA”

 

A passagem da cobra pela penha é uma alegoria que ilustra outra característica do verdadeiro DISCIPULADOR.Quando a sutil serpente desliza por um rochedo não produz nenhum rastro. Não ficam marcas na passagem, como ficariam se fosse na areia.

Satanás, a antiga serpente, não apenas rodeia a terra e passeia por ela, mas também passa na igreja.É  ingenuidade pensar que o inimigo de nossas vidas não passará por nossa comunidade e por nossa vida cristã. Ele passou pela vida do próprio Senhor Jesus, mas não pôde deixar marcas (Hb.4:15)

O segredo da resistência aos ataques do maligno  esta fundamentada na Rocha que é Cristo.

O princípio básico de fundamentação na Rocha é o amor. Deus é amor- esta é uma declaração reveladora do caráter divino. Portanto, não pode ter o Deus de amor quem não tem o amor de Deus (1 Jo.4:8)

Quem se firma no amor divino firma-se no próprio Deus e , por conseqüência , vive uma vida justa e santa onde não há lugar para o diabo (Mt.22:36-40}. Por isso, a Bíblia afirma que o amor é o vínculo da perfeição (Cl.3:14), pois numa vida que está construída sobre esse fundamento não existe espaço, não existem brechas para a entrada de Satanás . O inimigo pode rodear como um leão, pode se mover sobre o cristão , mas não consegue imprimir suas marcas quando o cristão está firmado no amor divino.

A primeira forma, que é expressa o amor de Deus na vida do DISCIPULADOR é pela obediência à sua Palavra; “Aquele que tem os meus mandamentos e o guarda, esse é o que me ama “....(Jo.14:21,23). Portanto, quem tem pelo Senhor um amor verdadeiro, expressa-o por sua obediência à sua Palavra e, por conseguinte, Satanás não consegue imprimir suas marcas quando passa por tal pessoa.

A segunda forma do amor de Deus no coração do DISCIPULADOR é o amor ao próximo.

O Senhor Jesus aprofundou esse mandamento de amar o próximo como a si mesmo, dando um novo mandamento onde ordenou que nos amássemos uns aos outros assim como Ele nos amou, acrescentando que, por isso, seríamos conhecidos como seus DISCÍPULOS (Jo.13:34,35).

Quando o inimigo passa pela comunidade de crentes, não são poucas as vezes que encontra o solo arenoso de alguns relacionamentos prontos para as suas marcas. As competições, a  politicagem, as antipatias, as incompreensões, o prazer nas falhas dos irmãos, e tantos outros vergonhosos espinhos que possuímos são a razão dos ferimentos mútuos em nossos relacionamentos.

É triste observar que uma parte significativa das pessoas que estão na igreja possui marcas, mágoas, feridas adquiridas no seio da própria comunidade de crentes.Há igualmente um número de pessoas que chegou precisando ser tratado e acabou saindo ainda pior.Dói no peito saber que existem irmãos que não se encaram, que fazem da reunião ministerial uma arena de gladiadores .

O verdadeiro DISCÍPULO deve entender que a unidade da igreja é impermeável e produz uma força de resistência intransponível para Satanás.

Por isso, o apóstolo Paulo adverte quanto ao perigo da destruição que pode ser causada por nossas intrigas: “ Toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros”.(Gal.5:14-15 ).

E também o apóstolo João chama a atenção para o fato de que o anti amor é uma lamentável prova da ausência de uma conversão genuína: ( 1ª Jo.2:9-11; 3:11-18)

Portanto, a serpente não consegue deixar qualquer tipo de marca numa comunidade cristã robustecida pelo amor de Deus, que vive em absoluta obediência às Escrituras  Sagradas e que flui esse amor em seus relacionamentos .

Satanás foi vencido na cruz, a mais alta expressão do amor de Deus, e é vencido diariamente por aqueles que nela vivem,manifestando com todo  o seu amor vertical que aponta para o céu e o horizontal que se derrama para o próximo.

 

 

 

“ o caminho do navio no mar ”

 

O caminho do navio no mar é mais uma alegoria que representa as características do verdadeiro DISCIPULADOR.

No mar, o navio tem todas as opções de direção para seguir, mas somente uma levará ao destino certo, e, para encontrá-la , ele depende de uma bússola.

Há somente uma direção certa também para a igreja, embora cada pessoa e comunidade que se diz parte dela tenha a liberdade de optar por conduzir-se para qualquer lado. Para encontrar a direção correta depende-se exclusivamente do Espírito de Deus  (Jo.14:26)

È possível notar que as características  do Caminho Maravilhoso foram colocadas numa ordem lógica .

Primeiro, o vôo da águia representa a necessidade de se ter a mente de Cristo, para fazer parte do seu corpo, o que significa uma genuína conversão com um engajamento no projeto de Deus, e se manifesta no serviço pelo reino dos céus.

Segundo, o caminho da cobra na penha que simboliza a força dos que estão fundamentados no amor de Deus.Esta segunda é superior a anterior e só pode conhece-la quem se dispôs a trilhar os primeiros passos do Caminho, pois como pode alguém amar a Deus e ao próximo em verdade se não está disposto a servir?

E terceiro, o caminho do navio no mar, é a característica da dependência total que a igreja tem do Espírito Santo para conduzi-la. É a terceira não porque o Espírito Santo surge apenas depois que servimos e amamos.Mas assim é no sentido de que só pode experimentá-la quem já passou por uma conversão genuína e está pronto para servir e amar.

As três caracterizam a identidade da Igreja e do DISCIPULADOR  e são inseparáveis.

Não serve direito quem não ama, e não serve e não ama direito quem não é capacitado pelo Espírito Santo para fazê-lo.

A presença do Espírito Santo se revela através de uma vida que produz o fruto do Espírito.

De uma vida que expressa amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.(Gal.5:22,23).

Se quisermos a direção do Espírito Santo de Deus para que nossos esforços sejam direcionados para o lado correto, para que nossos ministérios avancem e glorifiquem a Deus, precisamos tão somente de compromisso sério com a vida cristã em sua plenitude.

Então contemplaremos a ação maravilhosa do Espírito Santo em nosso meio, veremos a salvação de almas, a libertação dos cativos, os milagres sobrenaturais, o crescimento dos ministérios, enfim, o avanço do reino de Deus em todos os seus níveis através de nós .DISCÍPULOS DE JESUS CRISTO.

 

 

“ o caminho De um homem com uma virgem ”

 

A expressão “ o Caminho de um homem com uma virgem “ refere-se ao noivado, fase da vida em que o casal aguarda o tempo das núpcias,.

Essa fase é a que o sábio chamou maravilhosa e superior ao entendimento humano.

Como alegoria fala do destino dos peregrinos do Maravilhoso, dos que estão aguardando o Senhor assim como a noiva espera o dia das bodas.

No entanto, embora existam várias pretendentes querendo ser desposadas pelo Noivo, nem todas o serão, conforme Jesus ensinou na parábola das dez virgens. (Mt.25:1-13)

È importante destacar que o Noivo não abandonara ninguém, mas que simplesmente não desposará a quem não conhecer (v.12).

Em outras palavras, quem não caminha com Jesus não é reconhecido por Ele como DISCIPULADOR, como sua noiva. Ainda que possua vestido e lâmpada, como a verdadeira noiva, falta-lhe o mais importante: o óleo que produz a luz.

Mesmo que o indivíduo seja membro de uma igreja local, que tenha toda aparência de crente, esteja travestido de noiva e tenha até lâmpada, sendo talvez até um obreiro, se não estiver cheio do Espírito Santo e capacitado por ele para transmitir a luz do serviço e do amor cristão, então esse tal não tem o selo da promessa da salvação (Ef.1:13,14) e, por conseguinte, não experimentará a união com Cristo (1 Tes.5:4-11). Pois a união futura que ocorrerá do crente com o Senhor Jesus depende da união que ocorre desde já..

A Bíblia não omite o fato de que muitos pseudocrentes não participarão das bodas do Cordeiro e nem viverão com ele a eternidade. A Palavra de Deus revela duas categorias de pessoas que caminham paralelas à igreja, mas que não conhecem o Caminho Maravilhoso: a dos desengajados e a dos iníquos.

A categoria dos desengajados aparece na cena do grande julgamento, descrita em Mateus 25:31-46, que revela que os tais não serão aceitos  pelo Senhor.

Nesse texto a Bíblia demonstra a seriedade do pecado de omissão(Tg.4:17); daqueles que não deram ouvidos ao chamado da Grande Comissão(Mt.28:18-20), não serviram nas fileiras dos exército de Deus, mas se acomodaram no formalismo da religiosidade.

Já os iníquos protagonizam uma cena patética descrita em Mt.7:21-23.Muitos que serviram, mas com a motivação errada, descobrirão um trágico fim para a sua iniqüidade.   “ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus...

Esses tais são os que trabalharam, mas o fizeram para si mesmos.Construíram impérios pessoais às custas do evangelho, buscaram status na sociedade evangélica fazendo de si mesmos verdadeiros ídolos, lutaram pelo poder ferindo indiscriminadamente os que estavam à volta, foram mercenários trabalhando exclusivamente em função do que  poderiam lucrar.Enfim, serviram mas não tiveram o amor de Deus como motivação do seu serviço.

Nem os desengajados nem os iníquos podem ter a luz de Cristo produzida pela unção do Espírito Santo, e, por isso, embora estejam misturados à igreja, vivem nas mais densas trevas. São noivas idênticas, mas quem deixar de observar o exterior e olhar para o interior das lâmpadas verá que uma está cheia de óleo e produz luz e a outra está vazia e em trevas.

Resta aqui uma questão, que deve ser indagada individualmente por cada um de nós: Quem sou? A resposta a esta altura é óbvia, pois se não trilharmos pelo Caminho Maravilhoso não somos a verdadeira identidade do DISCIPULADOR CRISTÃO, e sim uma farsa, tal qual o joio é uma farsa misturado ao trigo.

 

Revista Ultimato, “E necessário honrar ao Espírito “–Ano XXII Nº201 pág.19.

O Cristão numa sociedade não Cristã .Editora VINDE. Pág.32

No Divã de Deus. Editora Vinde. Pág.91.

O Mundo, a carne e o Diabo.Edições Vida Nova.Pág.41

A Crise de Identidade da Igreja.Ed.Vida .Marco André.

 

Voltar