1 ESTUDO - CRUZ OU A COROA

Jesus veio ao mundo para estabelecer seu reino? E, se isso fosse a sua intenção, que tipo de reino seria? Ele conseguiu? Ou será que ele fracassou ou mudou de idéia?

Todas essas perguntas e muitas outras surgem quando confrontamos o premilenarismo. Essa doutrina afirma que o nosso Senhor pretendia estabelecer seu reino aqui na terra por mil anos . . . mas, algo deu errado. Aqueles que ele queria incluir no seu reino, os judeus, o rejeitaram. Uma vez que o plano dele foi frustrado, ele partiu para plano "B", decidindo adiar o estabelecimento do seu reino e fundando a igreja no ínterim.

Tal doutrina enfrenta dificuldades quando examinada à luz das Escrituras. Uma vez, os seguidores de Jesus queriam tomá-lo à força para o fazer rei (João 6:15). Porém, ele fugiu aos montes para evitar que fosse feito rei. Ele disse, também: " O meu reino não é deste mundo". Se fosse deste mundo, ele explicou, seus discípulos participariam de batalhas físicas para colocá-lo no seu trono merecido (João 18:36-37). Davi profetizou que a oposição mais poderosa —os gentios, povos, reis e príncipes— não impediriam o estabelecimento do reino (Salmo 2). O autor inspirado, Lucas, revela o tempo e o lugar do cumprimento desta profecia. Ele disse que foram Herodes, Pôncio Pilatos, gentios e israelitas que subiram contra o Ungido do Senhor (Atos 4:24-27). Assim Deus, de fato, estabeleceu seu reino exatamente como ele planejou: "Constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião" (Salmo 2:6).

O reino, porém, não é físico, nem tocável nem visível. "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17). Para estudar mais sobre a natureza espiritual do reino de Deus, veja Colossenses 1:13; Hebreus 12:28 e Apocalipse 1:6.

-por Timothy Richter

 

Voltar